Benefícios do tomate

O tomate é uma fruta, apesar de normalmente ser usado como legume em saladas e pratos quentes. É um ingrediente muito utilizado em dietas de emagrecimento porque cada tomate tem apenas 25 calorias, e tem propriedades diuréticas, além de muita água e vitamina C que melhora o sistema imune e a absorção do ferro nas refeições.

O tomate tem como principal benefício para a saúde ajudar a prevenir o câncer, principalmente o câncer da próstata, porque é composto por boas quantidades de licopeno, que está muito mais bio-disponível quando o tomate é cozido ou consumido em forma de molho.

1. Prevenir o câncer de próstata

O tomate é rico em licopeno, um pigmento carotenoide que exerce uma potente ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres, principalmente as células da próstata.

A quantidade de licopeno varia dependendo do estado de maturação do tomate e da forma como é consumido, sendo que o tomate cru contém 30 mg de licopeno/kg, enquanto seu suco pode ter mais de 150 mg/L, sendo que os tomates maduros também contêm maior quantidade de licopeno que os verdes.

Alguns estudos indicam que o consumo de molho de tomate aumenta as concentrações de licopeno no organismo, 2 a 3 vezes mais do que quando consumido na sua forma fresca ou em suco. Veja alguns sinais e sintomas que podem indicar câncer de próstata.

2. Combater problemas cardiovasculares

O tomate, por ter elevada composição em antioxidantes, ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, além de possuir fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, também conhecido por LDL. 

Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de licopeno na dieta também reduz o risco de infarto.

3. Cuidar da visão, da pele e do cabelo

Por ser rico em carotenoides, os quais se transformam em vitamina A no organismo, o consumo de tomate ajuda a manter a saúde visual e da pele, além de fortalecer e dar brilho ao cabelo.

4. Ajudar a regular a pressão arterial

O tomate é rico em potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial. Além disso, por ser rico em água também cria um efeito diurético.

Além de manter a pressão regulada, o tomate também evita a fraqueza e as cãibras musculares durante a atividade física intensa.

5. Fortalecer o sistema imune

Devido ao seu conteúdo em vitamina C, consumir tomate ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, pois ajuda a combater os radicais livres, que, em excesso, favorecem o aparecimento de várias doenças e infecções.

Além disso, a vitamina C também é um excelente cicatrizante e facilita a absorção de ferro, sendo particularmente indicada para o tratamento contra a anemia. Além disso, a vitamina C serve ainda para facilitar a cicatrização da pele e melhorar a circulação sanguínea, sendo ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, por exemplo.

Veja os benefícios de outros alimentos!

Siga Esporte & Saúde :

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

Tel : (027) 99655-3930

© 2020 por Esporte & Saúde. Orgulhosamente criado com Wix.com